terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Outono

No Outono temos vários frutos: romãs, castanhas, …
Todas as pessoas começam a vestir roupas mais quentes.
Na nossa escola nós gostamos muito do magusto e tiramos fotos.
No Outono algumas pessoas fazem as vindimas. As vindimas são as pessoas que fazem o vinho.
O Outono vai baixando a temperatura devagar.
As crianças ficam mais vezes em casa.
Os adultos oferecem castanhas às crianças.

Rui Pedro Ladeira Martins
3º ano F

domingo, 17 de outubro de 2010

FOLHA DE OUTONO

Este é um trabalho realizado pelo Dinis, com a ajuda de alguns colegas e do professor. O tema é o Outono e foi pintado com aguarelas.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Parabéns Rodrigo...

Hoje dia 14 de Outubro foi um dia especial, pois foi o dia em que o nosso colega Rodrigo Grave fez 8 anos de idade. Tivemos oportunidade de comer um delicioso bolo de chocolate e ainda tivemos uma surpresa doce.
Todos os colegas e o seu professor desejam-lhe muitos parabéns.

Geoplano

Integrado no novo programa da matemática temos realizado actividades giras, assim temos trabalhado mapas, itinerários, construções com cubos,..., mas o que nós mais gostámos foi o geoplano.
Seguem-se algumas imagens deste tópico da matemática:



terça-feira, 12 de outubro de 2010

"A LINHA RECTA"

Eu vou falar-vos
De uma linha recta:
Faz quase tudo,
Até uma meta.

Depois chega a linha curva
Que é a inimiga,
Mas a recta faz tudo
Para não haver briga.

Miguel Felício Proença
4º ANO

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Árvore de Outono...


João Manuel - 3º ano

domingo, 10 de outubro de 2010

HISTÓRIA DA RODA DOS ALIMENTOS

Era uma vez uma senhora muito redondinha…esta senhora era muito redondinha e muito brincalhona. E sabem qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos os alimentos: com as cenouras, com a maça, com a cebola, com o nabo, com a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água… com as cerejas, com o ananás, com o pepino, com o pão, com o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos, com o azeite, com a manteiga.

Certo dia, andava a senhora muito redondinha na sua brincadeira quando decidiu fazer um jogo com todos os alimentos. Os alimentos gostaram muito da ideia, porque também adoravam brincar. Então, a senhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que estivessem com muita atenção para explicar o jogo:

- Todos os alimentos do mesmo grupo ou família vão juntar-se para formar um grupo – explicou a senhora muito redondinha.
- Vamos jogar? – perguntou a senhora roda.
- Sim – responderam todos os alimentos em coro.
De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar no mesmo grupo e outros não sabiam para onde haviam de ir…
A senhora roda voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos, por exemplo, a maçã, a pêra e outras frutas formavam um grupo…
As cenouras, as couves e outros legumes formavam outro grupo…
A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
O leite, o queijo, os iogurtes outro grupo…
O feijão, o grão, as ervilhas formavam outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo..
O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo..
Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…

Assim, a maça, o morango, a pêra, o ananás e as cerejas juntaram-se e formaram o grupo das frutas.

A seguir, o tomate, a cenoura, o pimento, a couve-flor, a alface, a cebola, a abóbora, o nabo, o pepino juntaram-se e formaram o grupo dos legumes.

Depois, a massa, o arroz, as batatas e o pão formaram o grupo dos hidratos de carbono.

O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas.

O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos lacticínios .

Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas .

O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.

Mas sobrava um alimento…a água. A senhora roda explicou que a água era muito importante e ficava nomeio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.

Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora roda dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos, comendo mais dos grupos maiores e menos dos grupos mais pequenos.