segunda-feira, 27 de junho de 2011

Último dia de aulas

No dia 22 de Junho terminámos mais um ano lectivo e para festejar este dia fizemos várias actividades entre as quais destacamos: duas actuações musicais, onde participaram os nossos colegas Rodrigo Grave e Salvador, um torneio de futebol, teatro do Clube da escola e à noite as marchas populares.



terça-feira, 21 de junho de 2011

Actividade com o Pré-Escolar

No dia 20 de Junho deslocaram-se à nossa sala a turma B do Jardim de Infância desta escola e a sua educadora Ana Monteiro. Esta actividade teve por objectivo facilitar a entrada dos alunos no 1º ciclo e dar a conhecer uma nova realidade aos mais novos. Ao mesmo tempo responsabilizámos as crianças mais velhas, as quais adoram ajudar e acompanhar os pequenos e novos amigos. Foi contada a História “As mãos não são para bater”, relacionada igualmente com o nosso projecto Saber Ser, Saber Estar. Em conjunto foi ainda construído um íman dedicado ao fim da Primavera. Todos gostaram desta actividade conjunta e diferente.



Contadora de Histórias


No passado dia 17, esteve na biblioteca da nossa escola escola a contadora de histórias “Joaninha”, contou-nos a lenda da “Tia Miséria”, entre outras… Esta actividade foi uma iniciativa da Oficina MEL e da Prof. Paula. Todos nós adorámos este momento, a expressividade e o dom de um contador esteve sempre presente e cativou as crianças presentes. Os nosso parabéns à Joana Duarte, a qual esperamos voltar a ver…

Festa de Final de Ano

No dia 17 de Junho decorreu a festa de final de ano, com uma caminhada pelo nosso bairro que contou com a presença de muitos participantes. Pelas 19h 15m, deu-se inicio às apresentações das várias turmas e clubes. Assim houve exibições de judo, peças de teatro e canções. A nossa turma cantou a canção "As notas de música são magia" e agradecemos a colaboração do Prof. Pedro, nosso professor de Educação Musical.Esperamos que todos tenham gostado.


terça-feira, 14 de junho de 2011

Concurso da Região de Turismo

No dia 13 de Junho decorreu na nossa escola, a entrega de prémios por parte da Região de Turismo de Portalegre e que contou com a presença de várias escolas do nosso distrito e com o Presidente da Região de Turismo do Alentejo Ceia da Silva. A nossa sala recebeu o prémio referente ao 1º ciclo, recebemos um diploma, uma visita de estudo ao Fluviário de Mora e a escola recebeu um vale no valor de 50 euros em material escolar. Valeu a pena participar e deixou a nossa turma muito orgulhosa. Falta apenas acrescentar que o nosso trabalho tinha o título "Uma visita a Marvão" e o actor principal foi o nosso colega Salvador.No próximo ano voltaremos a concorrer e brevemente iremos colocar um link onde poderão observar o nosso trabalho.


Experiências

Durante este mês realizámos diversas experiências na área de Estudo do Meio, estudámos a combustão, o magnetismo, o ar, a flutuação,... e utilizámos materiais muito diversos, como por exemplo velas, plasticina, íman, pregos, ...
Aqui ficam algumas imagens sobre as nossas experiências:


Desenhos livres


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Escrita criativa da Maria

Ser criança é...

É ser feliz, ter amor, carinho e amizade dentro de nós.Quando se é criança pode-se fazer imensas coisas como: divertimo-nos ,aprendermos...
E quando se é adulto passa-se o tempo a trabalhar e assim não é nada divertido.
Mas as crianças também têm deveres a cumprir.
Ser criança é tudo isto e muito mais.
É fantástico ser criança!!!

Acróstico

Pássaros a voar no céu
Rios com água cristalina
Imensas flores de todos os tipos
Mãe da Natureza
As árvores dão frutos
Verão é a estação seguinte
Está tudo colorido
Realmente um esplendor
A Primavera chegou

terça-feira, 7 de junho de 2011

Meio Ambiente

O nosso colega Salvador fez um belo desenho relativo à protecção da Natureza, onde salienta o trabalho daqueles que protegem a Floresta...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

1º Prémio - Concurso: "Um turista, um amigo no Alentejo"

No âmbito do concurso “Um turista, um amigo no Alentejo”, a Turismo do Alentejo, ERT distinguiu os trabalhos de alunos de 14 instituições escolares. Os trabalhos premiados foram seleccionados entre as dezenas de candidaturas apresentadas pelas Escolas do Ensino Básico, Secundário e Agrupamentos de todos os concelhos da região, por um júri composto por representantes da Entidade Regional de Turismo, da Direcção Regional de Educação do Alentejo e do Instituto Português da Juventude.
A entrega simbólica dos prémios está agendada para 13 de Junho, em Portalegre e Ferreira do Alentejo. As cerimónias - presididas pelo Presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva -, vão contar com a presença dos alunos e dos responsáveis de cada uma das turmas distinguidas. Recorde-se que o concurso, lançado em Novembro sob o tema “Património – Segredos para descobrir e para admirar” tinha por objectivo sensibilizar a comunidade escolar, em particular os alunos, para a importância da valorização do património cultural da região, um recurso turístico singular pela qualidade e diversidade.
A nossa turma participou e ganhou o primeiro prémio referente ao 1º ciclo: 1 visita de estudo ao Fluviário de Mora. Adorámos esta noticia e esperamos ansiosamente por esse dia.

SER CRIANÇA É...

Ser criança é muito bom.É ter muito carinho e amor. Ser criança também é ter amizade e partilhar com os outros. Mas as crianças também têm deveres, como ajudar os pais,f azer o que eles mandam, respeitar as pessoas mais velhas, etc…
As pessoas têm de tratar com respeito e amor as crianças, tal como as crianças têm de tratar as pessoas com amor.
Salvador

Para mim ser criança é divertido, os adultos tratam de nós, fazem o comer e deixam-nos ir ao parque com os amigos.
Eu queria experimentar ser um adulto, para ver se é mais divertido do que ser criança.
Mas deve ser um bocadinho difícil, mas eu não percebo porque às vezes eles não nos compreendem.

Eu adoro ser criança
Inês Caldeira


ACRÓSTICO
Crianças precisam de amor
Reagir bem quando não nos compreendem
Ir sempre com um adulto
As crianças precisam de carinho
Não ir para casa sozinho se for muito longe
Crianças têm de ter deveres e direitos
As crianças não devem ser abandonadas

Beatriz

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Adoro chupa-chupas


Eu adoro chupa-chupas, gosto mais de chupa-chupa de coca cola e melancia.
A minha irmã também come chupa-chupas de alguns sabores.
Às vezes, quando me porto bem, a minha mãe dá-me um chupa-chupa.
Nas bombas de gasolina de Espanha a senhora dá-me um chupa-chupa grátis.
E é com esta delicia toda que me despeço...
Guilherme - 3º ano

quarta-feira, 1 de junho de 2011

DIA DA CRIANÇA 2011

Hoje foi um dia diferente, festejámos o nosso dia... o Dia da Criança. Foi muito bom, pois durante a manhã deslocámo-nos à Praça da República, para participar nas actividades promovidas pela Câmara Municipal de Portalegre. Observámos um show de ginástica artística, pintámos a cara e assistimos a um espectáculo de teatro realizado por alunos da ESEP. A manhã passou a correr, na parte da tarde explorámos tudo o que observámos e aprofundámos o tema Direitos da Criança.Adorámos o dia e o tempo passou a correr.





FELIZ DIA DA CRIANÇA


Vamos conhecer os 10 princípios da "Declaração dos Direitos da Criança"?


Princípio 1º
Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!


Princípio 2º
Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.


Princípio 3º
Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.


Princípio 4º
As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.


Princípio 5º
Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.


Princípio 6º
Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.


Princípio 7º
Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!


Princípio 8º
Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.


Princípio 9º
Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.


Princípio 10º
A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.



Se tudo isto for cumprido, no futuro as crianças poderão viver em sociedade como bons adultos e contribuir para que outras crianças também vivam felizes!