quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

“A brincar no Castelo”

Hoje dia 21 de Janeiro fomos a uma exposição de brinquedos antigos no Castelo de Portalegre.
Fomos com os nossos colegas do 3º E e G. Levámos roupa quentinha, comida para lanchar e máquinas fotográficas.
Andamos muito, até chegar ao castelo. Aí, uma senhora explicou-nos e guiou-nos pelo castelo e pela exposição. Ficamos a saber que o castelo foi construído por D. Afonso III e D. Dinis. Que o castelo tem 3 torres e uns buracos onde guardavam a comida. De seguida, visitámos a exposição de brinquedos e gostámos mais de ver o pião, carros antigos, uma avioneta de madeira, miniaturas de roupa e serviços de porcelana.
Depois fizemos um percurso para vermos monumentos da nossa cidade. O itinerário foi a Fonte da Boneca; a Igreja da Sé, brasões, Porta do Crato, o Palácio Amarelo; a Porta Falsa; a Porta da Devesa; o Convento de São Francisco e a Porta de Alegrete.
Este dia foi cansativo, mas também divertido.

Texto coletivo, redigido pelo RUI-3º ano

“Os monumentos de Portalegre”

A cidade de Portalegre tem condições naturais muito próprias que lhe dão um encanto especial: esta cidade encaixada no vale é rodeada por serras muito verdes. Aqui encontramos alguns monumentos mais antigos de valor histórico: O castelo e as muralhas, que chegaram a fechar totalmente a cidade com as famosas portas “ de Alegrete” “do Crato” “de Elvas” e “da Devesa”… Dentro das muralhas existem várias casas apalaçadas.
Portalegre tem também monumentos religiosos muito interessantes: Mosteiro de S. Bernardo, Convento de Sta. Clara, Convento de S. Francisco e Convento de S. Sebastião. Há também várias capelas, igrejas e ermidas. Podemos também encontrar várias casas museus, como a casa museu José Régio.
Rita São João 3ºF

sábado, 22 de janeiro de 2011

Exposição "A BRINCAR NO CASTELO"

Ontem dia 21 de Janeiro fomos visitar a exposição "A BRINCAR NO CASTELO", ficámos a conhecer brinquedos antigos e a história do nosso castelo, o qual vale a pena visitar. Proximamente vamos colocar aqui o texto coletivo que realizámos sobre este dia.

Artesanato

Este mês na área de Estudo do Meio estamos a dar a gastronomia, tradições e artesanato da nossa região "Alto Alentejo". Assim, foi convidado para vir à nossa escola o Sr. António, que trabalha há 42 anos com a cortiça, sendo um conhecido artesão da nossa cidade. Esperamos que gostem deste tipo de artesanato e que nunca se perca esta tradição.


LENGALENGA: "QUE ESTÁ?"

A partir de uma lengalenga de Luisa Ducla Soares, o nosso colega Miguel deu continuidade à mesma. Eis o resultado final:

-Que está em casa?
-Uma pata sem asa.
-Que está no mar?
-Um homem no mar.
-Que está no espaço?
-Um cometa a andar a passo.
-Que está no Sol?
-Um E.T. a jogar futebol.
-Que está na escola?
-Um menino com a sacola.
-Que está no balão?
-Um lápis de carvão.
-Que está no armário?
-Um calendário.
-Que está no sovaco?
-Um mini - casaco.
Que está no cartaz?
-Um filho do Tomás.

Miguel- 4º ano

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sopa de Letras


Era uma vez um cozinheiro que se chamava Alfabeto. O senhor Alfabeto trabalhava sempre em conjunto com as suas 23 filhas e faziam todos, óptimas receitas!
No dia de ano novo fizeram uma nova receita à qual deram o nome de canja de prosa.
Alfabeto pôs o tacho ao lume e depois meteu um pouco de a,b,c,d e “e”, mexeu durante 5 minutos, em seguida juntou uma pitada de f,g,h,i,j e l. Ao provar reparou que lhe faltava um pouquinho de sal, quando metia o sal aproveitou e misturou ainda n,o,p,q,r e deixou cozer muito bem. Após 10 minutos e para terminar colocou um pouquinho de s,t,u,v,x e z!
Quando fez a prova final, reparou que lhe faltava a massa e foi ai que juntou o “m”.
No dia de ano novo todos adoraram a nova receita do Sr. Alfabeto, que agradeceu as suas filas, sem as quais não poderia ter feito a “canja de prosa”.

Rodrigo Grave - 3º ano

“As filhas do Sr. Alfabeto”

Vou falar-vos das filhas do Sr. Alfabeto que são 23 portuguesas e mais 3 estrangeiras. Começamos pelo A, passamos para o B que são bem gordinhas, depois passamos para o C que é toda elegante. A seguir vem o D que volta a ser gorduchinha, logo atrás vem o E e o F que também são elegantes e têm bracinhos, quem se segue é o G que é quase uma bolinha, o H que é a seguinte parece um escadote. A filha I,J e L são do mais fininho que há. As filhas M e N são as mais velozes, com as suas perninhas ninguém as apanha. Depois o O é uma bolinha sempre de boca aberta, o P e o Q são muito amigas e parecidas, o R gosta muito de passear e o S de comer esparguete. O T tem medo da chuva, anda sempre de sombrinha aberta e o U é um grande sorriso. O V é muito alegre anda sempre de braços no ar, o X é carrancudo, anda todos os dias de mau humor, o Z é o mais dorminhoco. Pelo meio andam as filhas estrangeiras sempre a conversar.
Maria Catarina Parente - 3º ano

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Animais Marinhos

Hoje na nossa aula de expressão plástica e no seguimento da actividade da biblioteca escolar "A Menina do Mar", estivemos a aprender a desenhar alguns dos animais que encontramos no mar. Aqui ficam dois dos trabalhos realizados:

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"Inverno"

O Inverno já chegou
Começa a nevar
Muito contente eu estou
Porque na neve vou brincar


Eu já estou na escola
todos os dias vou estudar
vou pegar na minha sacola
E no intervalo vou brincar


Já estamos em Janeiro
E o tempo arrefeceu
Há muito nevoeiro
E muito já choveu

Rita São João

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Concurso de Poesia

A nossa turma vai participar num concurso de poesia, promovido pela biblioteca escolar e quem vai representar a nossa sala é a Catarina, que está de parabéns pois fez esta bela poesia dedicada ao Inverno:

“Inverno”

Férias a acabar,
Tudo branco, porque esteve a nevar.
Flocos de neve a cair
E todos se estão a divertir.

Agasalhos vamos vestir
Para à rua ir.
Anedotas vamos dizer
Com algumas podemos rir, outras aprender.

Para o tempo passar
Podemos patinar.
Mas tem cuidado,
Podemos escorregar!

Catarina Raposo Barroqueiro

HOJE É DIA DE REIS...

Os Reis Magos fazem parte das tradições de Natal em quase todos os Países da Europa e são figuras que animam os presépios.
Os Reis Magos vieram do Oriente para conhecer o Menino Jesus.
O nome dos três Reis são: Gaspar, Baltazar e Melchior.
Contam as lendas que eles eram muito ricos e sábios. Eles sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o Salvador do Mundo e que nesse dia apareceria no céu uma estrela muito brilhante. Quando esse sinal apareceu, eles puseram-se a caminho e foram até Belém. Aí ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus.
O ouro significa riqueza e é o metal mais valioso.
O incenso é um perfume que se queima em honra de Deus.
A mirra é um creme perfumado que serve para embalsamar os mortos.
Nós festejamos o dia de Reis no dia 6 de Janeiro.
Uma tradição dos Reis é o bolo-rei.

Na escola ouvimos e trabalhámos vários textos relativos ao tema e como não podia faltar, construimos a nossa coroa de reis, ora vejam o resultado final: