segunda-feira, 31 de maio de 2010

Eu sou um cientista…

Faço muitas experiências nos laboratórios. Estudo átomos, que são bolas minúsculas, num ponto final podem caber seis milhões!
Mas os cientistas também estudam os planetas do sistema solar, por exemplo: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão. Um cientista muito famoso chama-se Albert Einstein, e foi ele que inventou a bomba atómica.
Salvador Luís

domingo, 30 de maio de 2010

Experiências

Maio foi um mês dedicado às experiências e o nosso professor realizou várias experiências relacionadas com a água, o ar e as características dos materiais. Ficámos a saber que há materiais soluveis, combustiveis, transparentes, opacos, flexiveis, duros, ... Foi muito divertido e despertou o nosso interesse pelas ciências e pelas descobertas.

Que profissão gostaria de ter...


"Quero ser astronauta"
Se fosse Astronauta ia à lua um dia e, quem sabe, podia ver extraterrestres. Começava por entrar no fato, ia para o foguetão e partia para a lua, em busca de uma nova aventura!
Miguel Felício Proença

Eu queria ser Professor, porque eu queria saber o que é que o nosso professor sente. Eu iria ter muitos alunos como nós. De certeza que iria gostar muito. Assim iria saber o que é esgotar a paciência.
Guilherme

Eu queria ser Engenheiro Mecânico, porque eu gostava de arranjar os carros e de os fazer. Podia fazer todas as peças do carro e o motor. Isso era muito divertido!
Salvador

segunda-feira, 24 de maio de 2010

As Maias



Ontem dia 23 de Maio festejou-se o Dia da Cidade de Portalegre e uma das actividades mais interessantes e tradicionais da nossa cidade é o Desfile das Maias, que contou com a participação de duas nossas colegas: a Catarina e a Leonor. Que nos representaram muito bem. Aqui fica a canção que entoaram ao longo de diversas ruas da nossa cidade, desde a Praça da República até à Barbacã:

Ó minha senhora
chegue lá à janela
para ver a Maia
que parece uma donzela

Ó Maia, Ó Maia
Ó Maia das cachopas
onde vai a Maia
vai por essas barrocas

Diz a nossa Maia
que ela quer ir jantar
salada de alface
para à noite refrescar

Ó Maia, ó Maia
Ó Maia das raparigas
para onde vai a Maia?
Vai cantar cantigas

Cerci


A nossa turma está a desenvolver um projecto, planificado pela CERCI Portalegre, intitulado "Viver é preciso" e que consiste na decoração de uma t-shirt. Como a Maria sabe tricotar, aproveitámos a sua competência e foi construído um grande coração no centro da t-shirt, que decorámos com diversas flores, relembrando igualmente a vida da Natureza. Decidimos ainda colocar o titulo "Viver é sentir...", pois com o coração sentimos tudo o que nos rodeia. Esperamos que a Cerci goste da nossa t-shirt.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Projecto Escolinha de Segurança Rodoviária

No dia 3 de Maio recebemos a visita de alguns elementos da Policia de Segurança Pública de Portalegre, que nos deram informações essenciais sobre sinais de trânsito e outras regras de segurança. Aqui fica um pequeno filme que revela o desenrolar desta actividade e que muito gostámos de realizar.

Alfabeto de Nomes

ANDRÉ
BEATRIZ
CARLA
DANIEL
ELSA
FRANCISCO
GUILHERME
HUGO
INÊS
JOANA
LAURA
MARIA
NELSON
OLGA
PEDRO
QUICO
RUI
SARA
TIAGO
ULISSES
VÂNIA
XANA
ZÉLIA

Maria - 2ºano D

sábado, 8 de maio de 2010

PROJECTO DIA DA MÃE

Este ano decidimos fazer com muito carinho um pregador para a nossa Mãe, de forma a demonstrar a sua importância na nossa vida e no nosso crescimento. Na segunda-feira, dia 3 de Maio convidámos as nossas mães a visitarem a nossa sala, onde puderam ouvir poesias e textos feitos por nós, construimos um Alfabeto com os seus nomes e construimos uma camélia de papel. Aqui ficam algumas fotografias sobre as actividades do Dia da Mãe.






segunda-feira, 3 de maio de 2010

O que nós pensamos do dia da Mãe...

O Dia da Mãe é o meu dia favorito! Pois dou muitos presentes à minha mãe e quando os mostro, fica com o coração tão alegre, tão alegre, tão alegre que me beija da cabeça aos pés!!! Eu adoro a minha Mãe.
Leonor

Olá Mãe adoro-te do fundo do coração, porto-me mal às vezes, mas na mesma gosto de ti. Tu és amável, querida, mas tu também és bonita. Adeus Mãe adoro-te.
Inês Mangerico

Mãe és a minha estrela, mais cintilante no céu, és o meu tesouro mais precioso, és uma rosa amarela, és tu quem tira dias para ficar em casa comigo quando estou doente, és o meu coração, és o Ás de Espadas da casa, és uma espada enfeitiçada, és um Sol sorridente. Beijinhos da Ritinha

Mãe és tu que eu adoro, não há mais cintilante do que tu. Mas o que eu gosto muito de fazer contigo é fazer os bolos. Beijinhos do Gui.

Mãe a comia que fazes é saborosa. As papoilas eu colherei para ti. Eu sempre que te vejo dou-te um abraço. Beijinhos Rodrigo Grave

Mãe gosto muito de ti, porque gosto de brincar contigo no parque, para jogarmos à bola, mas não posso estar contigo sempre, mas também vou lá às vezes. Beijinhos Mãe Miguel Ângelo

Mâe és maravilhosa
à eu gosto de ti
És especial
Inês Caldeira

És a melhor Mãe do mundo, eu gosto de estar contigo. Brincas comigo quando estou contente, és a minha Mãe. Tu criaste-me, tu és a filha da minha avó. És bonita e amável. Sofia

Mãe tu és a melhor Mãe do Mundo
Tu és quem me dá tudo e o que eu quiser.
A minha Mãe adora-me como eu a adoro a ela.
João Manuel

Dá-me coisas
Inspiras-me nos trabalhos de casa
Amas-me com todo o teu coração

Diariamente me dás abraços
A minha Mãe é a melhor do Mundo.

Mandas-me fazer os trabalhos de casa
Andas comigo por todo o lado
Ensinas-me a fazer as coisas que eu não sei.
Beatriz

Dás-me mimos
Imaginação é o que tu tens
A melhor Mãe do Mundo
Dou-te beijinhos
A familia adora-te
Minha mãezinha
Amor, carinho e abraços
Este dia é Especial
Mil beijinhos e abraços da Maria

Mãe gosto muito de ti
Amor é uma palavra bonita para as mães
Estrela como os teus olhos
Inês Folgado

Mãe eu adoro-te, eu sei que às vezes estou errado, és a estrela da casa, agora quando estás de férias podes ir comigo ao parque. Adoro-te João André

O Dia da Mãe é muito especial. A minha mãe é a melhor do mundo, compra-me o que eu lhe peço quando pode. Vai comigo ao parque quando está de folga. 1000 beijinhos Mateus

Mãe és o meu amor
Irmã das minhas tias
E a minha senhora
O meu coração sente-se bem quando estou contigo. Escrito pelo coração
Miguel Felício

Mãe gosto muito de ti, porque és muito minha amiga, és quem eu penso mais e és a minha estrela que brilha. Um beijinho do Salvador

Mãe tu és quem me dá comer
Tu és quem me ajuda
Tu és quem me acorda
Tu és a estrela que me faz sonhar
Tu és a que me faz trabalhar
Tu és a lua que me faz brilhar
Tu és a alma que me faz inspirar
Tu és quem me veste
Tu és quem me aconchega
Tu és amelhor mãe do mundo
Catarina

sábado, 1 de maio de 2010

"O meu animal de estimação" - Tiago



A minha mãe ofereceu-me o meu coelhinho quando tinha 4 anos. Foi uma grande alegria para mim, era pequenino, pêlo muito macio e muito gordinho, daí o nome que lhe demos "Bolinha". A alimentação dele era: ração e feno.Todas as semanas tinha de lavar a gaiola e tratar dele, quando o soltava gostava de passear pela casa e dava muitos pulos. Adorava roer qualquer fio que apanhasse,seja da televisão, computador, ...
Gostei imenso de mostrar o meu coelho ao meus amigos e principalmente ao professor Francisco. Mas agora já o dei a uma rapariga e tenho outro animal de estimação a minha cadelinha "Pucca".

Tiago da Silva Reis - 2º ano D

CONCURSO UM LEITOR É UM SONHADOR...

No dia 27 de Abril, deslocaram-se à Biblioteca do Agrupamento José Régio, os nossos colegas Rita São João e Rodrigo Grave, que foram os representantes da nossa turma no Concurso "Um leitor é um sonhador...", pois ambos sabem ler muito bem.
Os nossos colegas foram ler uma parte do livro "O Sonho de Mariana", do escritor António Mota e da Editora Gailivro.
Nesta eliminatória participaram muitos meninos, de todas as escolas do nosso agrupamento, mas apenas um pode vencer e para nossa alegria a vencedora do 2º ano de escolaridade foi a nossa colega Rita, que vai representar o Agrupamento na etapa final que decorrerá em Évora, no próximo dia 12 de Maio.
Parabéns à Rita e ao Rodrigo que nos representaram muito bem.

Acrósticos III

Primeiros dias de sol.
Regressam as andorinhas.
Imaginem como vai ser bonito
Maio está a chegar,
As maias vão desfilar.
Venham vê-las a dançar, cantar
E encantar.
Ruas vão percorrer e
Aplausos vão receber.

Catarina Barroqueiro

Passarinhos cantam
Ratos saem das tocas com os filhotes
Inundam de cheiro e cor as lindas flores
Malmequeres florescem nos campos
Amanhece sempre com Sol
Verdes estão os campos
Entoam lindos concertos, os grilos
Rãs saltitam nos riachos
Anoitece mais tarde

João Manuel

P é de pássaro
Rosa tem várias cores
Iguana é um animal exótico
Morangos um dos frutos da Primavera
Andorinha é uma ave da Primavera
Verão a próxima estação
Erva verdinha na Primavera
Regatos com águas cristalinas
Azuis são os dias da Primavera

João André